Batman Lego. Nada de útil.

lego-batman-filmeATENÇÃO!! Leiam se pretendem levar seus filhos para ver este filme, ou não, se você não está nem ai para qual tipo de conteúdo os pequenos serão expostos. Leiam se quiserem saber a verdade sobre o filme.

Ontem levei minha família ao cinema. Foi a pedido do meu filho mais velho e o filme escolhido por ele foi o Batman Lego, pois ele fora seduzido pela propaganda na TV.  Já o meu filho mais novo, que é um exímio “mestre construtor” Lego, ficou ansioso ao saber que iria ver o filme. Ele apenas usou uma vez as orientações de seu brinquedo só para montar o original da caixa na primeira vez. Ele disse que ia pegar ideias para suas histórias imaginárias fantásticas. Ele só usa as peças do Lego para criar armas, muitas armas, naves espaciais, carros elétricos, foguetes, bombas e super heróis que defendem o universo, criado por ele, dos vilões e monstros do espaço.

Eu sempre pergunto a ele de onde ele tira todas essas aventuras e ele responde sorrindo orgulhoso:

– Da minha mente papai!

Nós compramos o ingresso de forma antecipada, não enfrentamos fila e chegamos em cima da hora dentro da sala de projeção. A sala estava cheia de crianças risonhas comendo pipoca. Nos acomodamos confortavelmente, minha esposa de um lado, meus filhos no meio e eu do lado oposto. Proteção das crias é sempre a nossa meta.

O filme começou e eu logo me senti sonolento e comecei a cochilar quase que na hora, mesmo com a sequencia frenética imposta pelo diretor do filme já nos minutos iniciais do filme. Batman versus Coringa. Uma briga entre eles e a quase destruição total da cidade. Até ai tudo bem.

Os problemas, ao meu ver, começam quando entra em cena um menino órfão que, sistematicamente, segue o Batman e acaba, sem querer, sendo adotado pelo homem morcego. A forçada de barra sobre esse tema incomoda um pouco, pois esse garoto é implicitamente “gay”. É aí que as coisas começam a ficar complicadas. Seria apenas mais um filme da “agenda cultural esquerdista” vigente no século XXI se não fosse por um detalhe: É um filme feito exclusivamente para o público infantil. Crianças de 5 anos em diante adoram os filmes com Lego.

Os diálogos travados pelos personagens são complexos para os pequenos. São cheios de duplo sentido e carregados de uma conotação sexual. Um exemplo é quando a heroína da história, quando vê o Batman junto com o garoto, faz uma piada sugerindo que “seria melhor que ele fosse mesmo filho adotivo dele, pois poderia parecer outra coisa se não o fosse”.  O Batman então cede concordando contrariado com a sua voz cavernosa. É uma cena de duplo sentido e de péssimo gosto.

A luta entre o Batman e o vilão Coringa é um jogo de sedução de amor e ódio entre inimigos com diálogos cheio de duplo sentido. Em uma das cenas fica claro a forma como o Coringa força a barra para cima do Batman para que eles tenham “algo a mais” nessa relação que deveria ir além do amor e ódio. Não parece que o Coringa luta por uma relação fraterna. O Coringa também não quer uma “relação morna” entre eles.

Já o Batman não consegue se relacionar com ninguém profundamente e prefere resolver as coisas do jeito dele, preferindo se livrar de todos os que estão seu redor para arrumar toda a bagunça criada pelos vilões. Mas, um tempo depois, ele cede e aceita as condições do jogo do politicamente correto e aceita que os outros podem ajudá-lo. Até o Batman num ato impensado, fica semi nu na frente a heroína do filme. Ele está “a fim”dela e não sabe lidar com esse estranho sentimento e com a situação de fuga da prisão cheia de bandidos que ela mesma o havia colocado lá.

O garoto órfão, se descobre “gay” quando chega a hora de escolher seu uniforme de Robin. Ele vibra com os brilhos, cores e dá gritos de êxtase quando ele veste a fantasia, mas fica mais feliz ainda quando consegue se livrar da calça apertada ficando só de cuecas. Tudo isso ao som de “Fly Robin Fly”.

Depois, em um outro dialogo, o garoto sugere que Batman e Bruce Wayne são “casados” e ele tem dois pais e pergunta o que Bruce acharia do uniforme dele.

Digo que esse tipo de esquete é comum em programas humorísticos de TV e sempre rendem bons risos. Mas as centenas de crianças do cinema não entendem plenamente o que se passa nas entrelinhas de piadas desse tipo. Para elas, todas essas piadas de duplo sentido são um “mistério” que ficará povoando a mente delas por décadas. São mensagens subliminares e que não são necessárias que elas recebam.

No fim do filme, a apoteose é quando uma grande família é formada com todos, inclusive com alguns bandidos que estavam presos, mas ajudaram, de certa forma, a “salvar” a cidade. Nem no fim fica claro uma tentativa de relação mais estreita entre o Batman e a heroína da história, que em nenhum momento mostra que tem alguma atração ao super herói.

É uma ode ao nada. Nenhum valor de verdade é passado aos pequenos. Nada de útil.

Na saída, perguntei aos meninos o que acharam do filme e a resposta foi um seco: “ok, pai, mas achei aquele Robin bem estranho!” do mais velho e “É, teve poucas explosões!” disse o mais novo.

Definitivamente não é um filme para crianças.

De volta em casa, antes do jantar, inocentemente ligaram a TV no CN para ver Clarêncio, o Otimista e as mães lésbicas do seu amigo Jeff…

Anúncios

2 comentários sobre “Batman Lego. Nada de útil.

  1. Andréa Marco Lucas fevereiro 14, 2017 / 6:42 pm

    Odeio Clarêncio o Otimista!!!! sem falar no Adventure Time, que para mim quem escreve, deve estar drogado!!!! mas na boa… nunca prestei atenção na mãe do Jeff! Oh Lorddddd! e nem perderemos nosso tempo nesse filme do Batman… cujas resenhas na VEJA e VEJA SP desta semana… dizem ser “ótimo filme”!

    • Cesar Manieri fevereiro 15, 2017 / 2:02 am

      As mensagens subliminares nesses desenhos e animações são muito comuns, ainda mais quando se trata da aceitação da agenda do politicamente correto. É só ficar de olho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s