O dia que encontrei o Sr José Lewgoy!

lewgoyFoi no fim dos anos 80 ou início dos anos 90. Não me lembro bem. Apenas me lembro que estava hospedado no hotel Beira Mar Norte em Florianópolis. Saí do quarto no 5° andar bem calmamente naquele fim de manhã para dar um passeio pela orla marítima. Pacientemente esperei o elevador chegar ao meu andar. Alguns segundos de espera e observei a luz indicativa na parede se acender e ouvi aquele “plim” característico.

Quando a porta se abriu, vi um senhor de pé apoiado em sua bengalinha. Entrei e disse o tradicional “bom dia”. O senhor respondeu com um sorriso leve. Novamente olhei para aquele senhor e vi que o conhecia. Era o Senhor Lewgoy.

A viagem foi rápida , mas o suficiente para eu lembrar de tudo que havia visto do trabalho dele. A porta se abriu no andar térreo. Ele saiu. Eu me dirigi ao salão de café. Ele para a saída, caminhando lentamente. Não trocamos uma palavra, mas, mesmo assim, foi uma honra ter ficado perto de um ator tão emblemático quanto ele.

Recentemente vi um documentário sobre a vida do José Lewgoy na TV a cabo. Sugiro que quem nunca viu o trabalho desse ator maravilhoso, faça uma rápida pesquisa e, garanto, encontrará historias incríveis sobre ele.

A mim, resta apenas a saudade dos dias maravilhosos que vivi em Floripa, e que me traziam esses pequenos presentes que, eventualmente, a vida nos dá.

Deixe um comentário

