A arte de ler

Diante da nossa realidade educacional, entendemos que a leitura necessita ser aperfeiçoada. Todas as pessoas alfabetizadas sabem ler até um determinado ponto. O problema é que este ponto está bem abaixo do desejado. Por ser um problema complexo, este assunto deve ser tratado de forma muito bem estruturada.

Este projeto tem como norte os estudos em como é feita uma boa leitura.

Segundo o Filósofo e Educador Mortimer Adler (1902-2001),

‘Onde se estuda a arte que subentende regras para cada jogo, em por que e como aplicá-las, descrevendo a organização dessas partes na estratégia geral de um jogo vitorioso. A arte de ler tem que ser estudada de modo semelhante. Há regras para cada uma das etapas a serem percorridas, a fim de se completar a leitura de um livro.”

Ou seja, para que a arte de ler seja compreendia, é necessário que o estudante compreenda os aspectos e os passos necessários para que ele desenvolva as habilidades de leitura e suas regras. Para tanto, Adler divide o processo da arte de ler em partes como se apresenta a seguir.

Parte I: As Dimensões da Leitura

Adler,  define classes diferentes de leitura e informa quais classes serão abordadas. Ele também faz um breve argumento favorecendo os Grandes Livros e explica suas razões para escrever Como ler um livro.

Existem três tipos de conhecimento: prático, informativo e abrangente. Ele discute os métodos de adquirir conhecimento, concluindo que o conhecimento prático, embora ensinável, não pode ser verdadeiramente dominado sem experiência; que somente o conhecimento informacional pode ser obtido por alguém cujo entendimento é igual ao do autor; essa compreensão (insight) é melhor aprendida de quem primeiro alcançou essa compreensão – uma “comunicação original”.

A ideia de que a comunicação direta entre aqueles que primeiro descobriram uma ideia é a melhor maneira de obter entendimento é o argumento de Adler para a leitura dos Grandes Livros; que qualquer livro que não represente comunicação original é inferior, como fonte, ao original, e que qualquer professor, salvo aqueles que descobriram o assunto que ele ou ela ensina, é inferior aos Grandes Livros como fonte de compreensão.

Adler afirma que muito poucas pessoas podem ler um livro para entender, mas que ele acredita que a maioria é capaz disso, dada a instrução correta e a vontade de fazê-lo. É sua intenção fornecer essa instrução. Acreditamos que o sistema educacional falhou em ensinar aos alunos a arte de ler bem, até e incluindo instituições de nível universitário. Devido a essas deficiências na educação formal, cabe aos indivíduos cultivar essas habilidades em si mesmos.

Parte II: O Terceiro Nível da Leitura: Leitura Analítica
É nesta fase que apresentamos um método para ler um livro de não-ficção, a fim de obter entendimento. As três abordagens distintas, ou leituras, devem todas ser feitas a fim de obter o máximo possível de um livro, mas que executar esses três níveis de leitura não significa necessariamente ler o livro três vezes, como o leitor experiente será. capaz de fazer todos os três no curso de ler o livro apenas uma vez. Adler nomeia as leituras “estrutural”, “interpretativa” e “crítica”, nessa ordem.

Estágio Estrutural: O primeiro estágio da leitura analítica diz respeito à compreensão da estrutura e propósito do livro. Ele começa com a determinação do tópico básico e do tipo do livro que está sendo lido, para melhor antecipar o conteúdo e compreender o livro desde o início. Adler diz que o leitor deve distinguir entre livros práticos e teóricos, bem como determinar o campo de estudo que o livro aborda. Além disso, Adler diz que o leitor deve anotar quaisquer divisões no livro e que elas não estão restritas às divisões apresentadas no índice. Por último, o leitor deve descobrir quais problemas o autor está tentando resolver.

Estágio Interpretativo: O segundo estágio da leitura analítica envolve a construção dos argumentos do autor. Isso primeiro requer que o leitor anote e entenda quaisquer frases e termos especiais usados ​​pelo autor. Feito isso, Adler diz que o leitor deve encontrar e trabalhar para entender cada proposição que o autor avança, bem como o apoio do autor para essas proposições.

Estágio crítico: No terceiro estágio da leitura analítica, Adler direciona o leitor a criticar o livro. Ele afirma que, ao entender as proposições e argumentos do autor, o leitor foi elevado ao nível de compreensão do autor e agora é capaz (e obrigado) a julgar o mérito e a precisão do livro. Adler defende o julgamento de livros com base na solidez de seus argumentos. Adler diz que não se pode discordar de um argumento, a menos que se possa encontrar uma falha em seu raciocínio, fatos ou premissas, embora um esteja livre para detestá-lo em qualquer caso.

O método apresentado às vezes é chamado de método de avaliação de estrutura-proposição-avaliação (SPE).

Parte III: Abordagens para Diferentes Tipos de Assuntos de Leitura
Na Parte III, Adler discute brevemente as diferenças na abordagem de vários tipos de literatura e sugere a leitura de vários outros livros. Ele explica um método de abordar os Grandes Livros – leia os livros que influenciaram um determinado autor antes de ler obras desse autor – e dá vários exemplos desse método.

Parte IV: os objetivos finais da leitura
Por fim, temos o quarto nível de leitura: leitura sintética. Nesse estágio, o leitor amplia e aprofunda seu conhecimento sobre determinado assunto – por exemplo, amor, guerra, física de partículas etc. – lendo vários livros sobre esse assunto.

O objetivo é trazer os benefícios filosóficos da leitura: “crescimento da mente”, experiência mais completa como ser consciente.

Mortimer Adler, Como ler livros: O Guia Clássico Para a Leitura Inteligente (2010) co-autor Charles Van Doren, Nova York: Simon and Schuster. ISBN 1-567-31010-9 OCLC 788925161

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s